terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

[RESENHA] CAIXA DE PÁSSAROS (NÃO ABRA OS OLHOS)

Título: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Ano: 2015

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois de o surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Resenha: 
Antes de ler minha descrição do livro, quero que pense no que lhe dá medo.
Mas e se o seu medo, se o que você mais teme não pudesse ser visto? E se o que você mais teme fosse algo desconhecido? E este é o verdadeiro terror que Malerman explora em seu livro. O medo do desconhecido, do que não podemos ver, mas sabemos que está lá! O terror em seu livro é muito mais psicológico e traz tensão do início ao fim. Por isso, se você espera um terror cheio de "ação" e "muito sangue", talvez se decepcione com o livro. Mas, dada à proposta escolhida pelo autor, ele conseguiu transmitir com perfeição o que desejava. 

Caixa de Pássaros tem sua história narrada em terceira pessoa acompanhando Malorie no presente e há quatro anos atrás, quando "O Problema" (os surtos) teve início. 
Tudo começa com rumores, um incidente aqui e ali, até ai tudo bem, apenas casos isolados, afinal a loucura sempre atingiu a humanidade. Mas então, estes casos começam a ganhar força, espalhados  por vários pontos do planeta, de formas muito semelhantes. A pessoa tem um acesso de loucura, ataca quem estiver próximo e depois se mata. Mortes horríveis e inimagináveis. E aparentemente o surto começa quando a pessoa vê alguma coisa. Ninguém sabe dizer o quê, afinal quem viu estava morto. As pessoas começam a não sair mais de casa e a partir daí o desenrolar do livro é simplesmente sensacional. 

A tensão não se deve apenas ao medo do que está lá fora, mas o medo da fome, da insanidade se infiltrando na mente de cada um. Deve ser difícil manter a mente sã quando tudo o que se pode fazer é ficar preso dentro de uma casa com cobertores cobrindo as janelas. Com medo de olhar para qualquer coisa e perder a vida. Ter que se cegar para o mundo. 

Caixa de Pássaros é uma boa dica de leitura para aquele que gostam de livros de terror e procuram entender melhor a mente do ser humano, pois, como já afirmei, o terror é psicológico, nem tanto visual. Mas, há cenas no livro que me arrepiaram, deixa claro que ‘O homem é a criatura que ele teme.’ 

Por: Andriele Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário